Conhecimento

Astronauta em:
Universo Diverso

Uma das dúvidas mais frequentes quando falamos da diversidade humana é entender como vários aspectos podem coexistir. Nosse amigue Astronauta vai nos ajudar a conhecer alguns conceitos e como ao fazer uma auto observação a gente consegue descobrir muito sobre nós. E esse é um ponto importante! Precisamos lembrar e exercitar o respeito, rotular outras pessoas não é legal, cabe a cada um saber de si.

Sexo designado ao nascer é aquele dado a você tomando por base o seu órgão genital.

Identidade de gênero é a sua percepção de si.

Expressão de gênero é como você constrói sua imagem para o mundo.

Atração afetiva é sobre com quem você deseja se relacionar afetivamente.

Atração sexual se refere a por quem você sente desejo sexual.

Agora que conhecemos os conceitos, vamos aprender sobre como funciona o infográfico e como você pode aplicá-lo. Vale comentar aqui que nosso infográfico foi baseado no “Unicórnio de Gênero” do TSER (Trans Student Educational Resources, 2015, “The Gender Unicorn”), fizemos alguns ajustes que consideramos necessários e ilustramos com ê mascote Astronauta.

O primeiro aspecto é o que mais se diferencia dos outros, veja só: quando falamos de “sexo designado ao nascer” refere-se à decisão médica sobre o corpo da criança e por isso é exemplificado com alternativas mais diretas.

Já os outros quatro aspectos seguintes possuem escalas que permitem medir a intensidade de uma característica que você julga presente em si. Estas escalas ganham nomes de “feminino”, “masculino”, “outras” e agora convido vocês a refletir um pouco sobre esses termos.

Algo que é feminino é necessariamente de mulher? Algo que é masculino é necessariamente de homem? Será que podemos olhar para esses adjetivos como olhamos para nossos múltiplos sentimentos enquanto seres humanos? Amor, ansiedade, calma, ciúme, culpa, depressão, espanto, felicidade, gratidão, inveja, nojo, ódio, orgulho, pena, solidão, rancor, rebeldia, preguiça… Quantas possibilidades, não é? E sentimentos não são classificados como “esses são de homem” e “esses são de mulher”.

E essa característica nomeada como “outras”? Tal como os múltiplos sentimentos que temos, a complexidade humana também nos permite existir para além do feminino e do masculino. Essa vasta jornada do nosso universo interior é justamente buscar: o que mais pode existir em nós?

Exemplo de como pode ser preenchido

Abaixo uma demonstração de como ficaria o infográfico preenchido. A melhor forma de aplicar é ter a versão ‘para colorir’ impressa e permitir que a pessoa pinte as escalas refletindo sobre si mesma. Uma dica: anote a data e revisite o infográfico daqui a alguns anos.

Quem é este astronauta? Vamos fazer a leitura desse infográfico?

Uma pessoa designada do sexo feminino ao nascer e que se identifica com o gênero masculino totalmente, também se identifica um pouco fora da binariedade. É alguém que pode se nomear homem trans, pessoa transmasculina, entre outros.

A expressão de gênero dessa pessoa é predominantemente masculina, com alguns traços femininos e de outros gêneros. Podemos imaginar algumas roupas, acessórios, trejeitos?

A atração afetiva é voltada para a masculinidade, mas também com grande presença de atração por feminilidade. Essa pessoa pode se nomear birromântica, por exemplo. E a atração sexual é totalmente pela masculinidade com pouca presença de outras atrações. Novamente essa pessoa pode se nomear bissexual, cabe também o termo pansexual ou até mesmo homossexual, quem pode definir isso é a pessoa.

Temos duas versões prontas para impressão ou apresentação que podem ser utilizadas para expandir ainda mais nosso universo diverso!

Infográfico completo para apresentações

Infográfico para preencher

Caso deseje agendar uma palestra,
entre em contato

Rolar para cima